Robô de Arbitragem Spot-Futuro (Modo Agressivo)

Oportunidades de Arbitragem no Mercado Volátil de Criptomoedas

O mercado altamente volátil de criptomoedas dá à maioria dos investidores uma impressão de investimento de alto risco e alto retorno. É normal ver uma moeda subir até 20% e, em seguida, passar para uma correção de 20% no dia seguinte. 

Portanto, muitas pessoas estão usando o robô de arbitragem para capturar essa volatilidade. Além do mercado à vista, muitas corretoras também oferecem contratos futuros perpétuos que permitem aos traders usar até 125x de alavancagem, tornando o mercado de moedas de criptomoedas ainda mais volátil.

Por outro lado, as ineficiências entre cada mercado nos dão muitas oportunidades para arbitrar. É fácil alcançar 15%~50% AA com estratégias de arbitragem, e vou mostrar como fazer a arbitragem a partir dessas ineficiências.

Os resultados são incríveis, né?

Antes de falar sobre como aproveitar a oportunidade de arbitragem, deixe-me apresentar primeiro o fundamento dos contratos futuros perpétuos.

O que são Contratos de Fututos Perpétuos?

Ao contrário dos contratos futuros tradicionais, os contratos futuros perpétuos não têm uma data de vencimento, de modo que os traders podem negociar contratos futuros perpétuos assim como os contratos à vista (mercado spot). Essa é uma das principais razões pelas quais os contratos de futuros perpétuos são tão populares na comunidade cripto.

Normalmente, os contratos de futuros tradicionais se liquidam mensal ou trimestralmente. Na liquidação, o preço do contrato converge com o preço à vista, e todas as posições abertas expiram.

Como os contratos futuros perpétuos nunca se liquidam no sentido tradicional, as corretoras precisam de um mecanismo para garantir que os preços dos futuros e os preços dos índices converjam regularmente. Este mecanismo também é conhecido como Taxa de Financiamento (Funding Rate).

A taxa de financiamento (funding fee) desempenha um papel essencial na oportunidade de arbitragem que vamos discutir na próxima seção.

O que é Taxa de Financiamento (Funding Fee)?

A taxa de financiamento garante que os preços futuros e os preços dos índices convergem regularmente.

Assim, quando um contrato futuro perpétuo é negociado com um prêmio (mais alto do que os mercados à vista), as posições longs têm que pagar shorts devido a uma taxa de financiamento positiva. Em contraste, as posições short pagam longs enquanto o preço dos futuros (futures price) é negociado abaixo do preço do índice.

O preço do índice (index price) consiste no preço médio de um ativo, de acordo com os principais mercados à vista e seu volume relativo de negociação.

As corretoras não cobram a taxa de financiamento (funding fee). É paga peer-to-peer.

A maioria dos investidores no mercado de cripto gosta de manter uma posição long em vez de uma posição short, o que significa que os traders com posições long precisam pagar taxas de financiamento para aqueles que têm uma posição curta.

Portanto, aqui está a oportunidade de arbitragem. Podemos manter uma posição short no mercado de futuros perpétuos e comprar a mesma quantia no mercado à vista, protegendo nosso investimento total. Nosso investimento não será afetado pela flutuação do mercado devido à posição neutra, mas receberemos taxas de financiamento com nossa posição short nos contratos futuros perpétuos.

O que é a Estratégia de Arbitragem Spot-Futuro?

Resumindo, é manter uma posição short no mercado de futuros perpétuos enquanto mantém a mesma quantidade de posição no mercado à vista (mercado spot). Arbitrar com uma posição neutra no mercado e receber a taxa de financiamento a cada 8 horas.

A taxa de financiamento (funding fee) compreende dois componentes: a taxa de juros e o prêmio. A taxa de juros fixada em 0,01% por 8 horas, e o prêmio varia de acordo com a diferença de preço entre o contrato perpétuo e o mark price.

De acordo com os dados históricos da taxa de financiamento ETH na Binance, a taxa sempre foi positiva nos últimos 6 meses. E é mais alta quando o preço sobe no gráfico a seguir. Se pudéssemos receber uma taxa de financiamento de 0,2% por dia, o desempenho para esta arbitragem seria de 36,5% ao ano!

Com os dados históricos, é constante e quase sem risco arbitrar por meio da taxa de financiamento. A seguir, vamos discutir como executar a arbitragem por nós mesmos.

Tutorial para a Arbitragem Spot-Futuro

Digamos que temos 10000 USDT para a arbitragem spot-futuro, enquanto o preço do bitcoin é de 10000 USDT. Eis como vamos fazer:

  1. Transferir 5000 USDT para a conta de futuros e o restante 5000 USDT para a conta de negociação.
  2. Compre 0,5 BTC (5000USDT) no mercado à vista e 0,5 BTC no mercado futuro perpétuo com seus 5000 USDT
  3. Se a taxa de financiamento atual for de 0,05% logo antes dos encargos, então você receberá 2,5 USDT.

0,5 * 10000 * 0,05% = 2,5 USDT

  1. Se a taxa de financiamento permanecer em 0,05%, podemos receber 3 vezes ao dia, o que significa que é 27,375% APR

2.5 * 3 * 365 = 2737.5 USDT
2737.5 / 10000 * 100% = 27.375%

Para aumentar o retorno anualizado, vamos aproveitar a alavancagem nos futuros perpétuos. Se mantivermos a posição short com 2x de alavancagem, então poderemos comprar 0,6666 BTC com 6666 USDT enquanto shorteamos 0,6666 BTC com 3333 no mercado de futuros perpétuos.

Receberemos 33% a mais de taxa de financiamento (3,333 USDT) em comparação com 1x de alavancagem. 0,666 * 10000 * 0,05% = 3,333 USDT

O desempenho aumenta para 36,46% APR com 2x de alavancagem; 41,0625% APR com 3x de alavancagem!

Além de usar uma alavancagem maior com sua posição short e verificar a lista para uma moeda com uma taxa de financiamento (funding fee) mais alta, a diferença de preço entre o preço futuro e o preço do índice também deve ser considerada.

O Diferença de Preço entre o futuro e o preço spot

A diferença de preço nem sempre é um número fixo entre os preços futuros e à vista. Resultará em algum lucro se a diferença for menor quando você estiver prestes a parar o robô, e sofrerá algumas perdas se a diferença for maior.

Mas não é tanto assim, o que você pode cobrir essa perda dentro de 2~3 da renda da taxa de financiamento (funding fee). Se você cuidar da diferença de preço, você pode obter algum lucro com a diferença de preço.

  • Não inicie a arbitragem se a diferença de preço for negativa.
  • Termine sua estratégia de arbitragem e feche suas posições quando a diferença for menor ou negativa.
  • Normalmente, a lacuna flutua entre -1% e 1% na maioria das vezes.

A arbitragem de Spot-futuro é uma estratégia simples que os traders poderiam fazer manualmente, mas é melhor usar uma ferramenta para abrir posições e fechar posições, devido à volatilidade.

Qual são os riscos do Robô de Arbitragem?

Há alguns riscos para realizar manualmente a arbitragem de spot-futuro que você deve saber com antecedência

  • Você não é capaz de diminuir sua posição no mercado à vista enquanto a auto-desalavancagem acontece com sua posição no mercado futuro.
  • O preço sobe rapidamente e você é liquidado em sua posição short porque não você não é capaz de fechar sua posição futura com antecedência.

Os dois exemplos acima nos mostram como nossa posição neutra de mercado seria quebrada sob condições particulares de mercado. Para eliminar os riscos acima, a Pionex fornece um robô para a arbitragem de futuros. Veja como o robô lidaria com os riscos potenciais:

  • O robô detectará tanto sua posição no mercado à vista quanto no mercado futuro e manterá uma posição neutra de mercado, mesmo que o auto-deleveraged (ADL) ou auto-desalavancagem tenha acontecido.
  • O robô fechará sua posição no mercado futuro 5% antes do preço de liquidação. Para que você não seja liquidado e pague a taxa de liquidação.

O Robô de Arbitragem da Pionex

A Pionex cobra 10% do lucro do robô de arbitragem spot-futuro. Metade do lucro será colocado no fundo SAFU Arbitragem para os usuários do robô arbitragem. Mais detalhes no comunicado.

Passo 1. Abra pionex.com e faça o login em sua conta, clique no robô de arbitragem Spot-Futuro no lado direito da página.

Passo 2. Selecionar a moeda alvo e o alavancamento preferido para a arbitragem. Clique no botão suspenso ao lado da moeda para levá-lo à lista ordenada pela taxa de financiamento (funding fee) atual./

Passo 3. Preencha o valor do investimento e clique em Criar Robô. Ele transferirá automaticamente alguns de seus fundos para sua conta de futuros e criará uma posição no mercado à vista e futuro.

Passo 4. Se você quiser fechar o robô, basta clicar no botão de fechamento na parte superior direita do robô. Ele fechará a posição e retornará todo o seu investimento em USDT.

5 Dicas para usar o Robô de Arbitragem com Cripto

  1. Não troque entre as moedas com muita freqüência. Lembre-se de que você terá algum custo de taxa de negociação quando você começa e fecha o robô.
  2. Desde que a taxa de financiamento (funding fee) permaneça positiva, mantenha o robô ativo por pelo menos 1~2 semanas. Mas você ainda pode fechá-lo a qualquer momento que quiser.
  3. Um robô de arbitragem com uma moeda de cada vez. Você está livre para complementar mais investimento ou tirar algum a qualquer momento.
  4. Não coloque todos os seus ovos em uma cesta. Fazer arbitragem com 2~3 moedas ao mesmo tempo seria melhor.
  5. É melhor começar o bot enquanto a diferença de preço (price gap) é maior; feche o robô enquanto a diferença de preço é menor ou negativa.

get free trading bots now

Leave a Reply