Robô de Arbitragem (Modo Moderado)

O que é o Robô de Arbitragem (Modo Moderado)?

“Robô de Arbitragem (Modo moderado)” é um robô financeiro de baixo risco adotando uma estratégia de hedging, cuja taxa de retorno anualizada é de 5% – 50%. Durante o período de 2020/9/15 – 2021/9/16, o retorno total foi de 28,35%, e o drawdown máximo foi de 1,28% durante este período.

Suportando pouco risco, se você ainda está procurando uma estratégia de gestão financeira que tenha uma taxa de retorno muito maior do que a de poupança, o “Robô de Arbitragem (Modo Moderado)” da Pionex é exatamente o que você está procurando.

Como o robô faz ganhos de arbitragem?

Após negociar entre o risco e o retorno, “Robô de Arbitragem (Modo Moderado)” toma ETH como a única moeda a arbitrar.

O robô compra ETH no mercado à vista enquanto vende ETH (open short) da mesma quantia no mercado futuro. Por este método, o robô de arbitragem é capaz de receber juros (taxas de financiamento ou funding fees) pagos à posição short enquanto mantém uma carteira neutra no mercado.

Hedging: Mantenha seu investimento principal sem risco

Hedging é uma estratégia para compensar perdas ou ganhos potenciais que um investimento pode incorrer. Um hedger venderá moedas no mercado futuro antecipadamente para travar o lucro atual para evitar perdas potenciais causadas por flutuações de preços.

O robô de arbitragem da Pionex adota esta estratégia.

Digamos que temos 10.000 USDC para o robô de arbitragem spot-futuro (Modo Moderado) enquanto cada ETH vale 4000USD em ambos os mercados spot & futuro:

1. O robô primeiro comprará 2,5 ETH no mercado à vista (spot) e depois o venderá no mercado futuro e abrirá uma posição short no valor de 10000USD.

2. Como você vendeu todo o ETH por USD, você é equivalente a ter 10000USD no mercado futuro. Neste caso, o valor de seus ativos nunca mudará, independentemente da flutuação do preço do ETH.

Quando você fecha o robô: 

  • Se o preço do ETH subir até 10000 USD/ETH, você receberá 1 ETH depois de fechar sua posição short. E depois de vendê-lo no mercado spot, você receberá seus 10000 USD/ETH de volta com segurança.
  • Se o preço da ETH cair para 400 USD/ETH, você receberá 25 ETH depois de fechar sua posição short. E depois de vendê-la no mercado à vista (spot), você ainda receberá seus 10000USDC.

Como seu investimento inicial sempre valerá 10000USDC, de onde vem o lucro da arbitragem?

Funding fee: O seu lucro de arbitragem

Os contratos perpétuos são amplamente oferecidos pelas corretoras cripto-derivadas, e é projetado de forma semelhante aos contratos futuros tradicionais. 

As diferenças mais importantes entre contratos tradicionais e contratos perpétuos são que os contratos perpétuos não têm uma data de vencimento. Como os contratos perpétuos futuros nunca se liquidam no sentido tradicional, as corretoras introduziram taxas de financiamento (funding fees) para garantir que os preços futuros e os preços dos índices converjam regularmente. 

As taxas de financiamento (funding fees) são pagamentos periodicamente (liquidados a cada 8 horas em UTC+0 0:00, 8:00, 16:00) a comerciantes que são longos ou shorts com base na diferença entre os mercados de contratos perpétuos e os preços à vista (spot):

  • Quando o preço do contrato perpétuo é muito mais alto do que o do spot, a taxa de financiamento (funding fee) é positiva.  Assim, os traders que são longos pagam por posições curtas. 
  • Ao contrário, quando o preço do contrato perpétuo é muito mais baixo do que o do spot, a taxa de financiamento (funding fee) é negativa. Assim, os traders que são shorts pagam por posições longas.
  • Quando os preços nos dois mercados estão bem próximos, a posição longa deve pagar juros às posições shorts, fixados em 0,03% ao dia. A taxa de financiamento será de 0,01%, e o pagamento longo para o short.

A taxa de financiamento (funding fee) é o lucro de arbitragem obtido pelo lucro de arbitragem da Pionex. A taxa de financiamento será liquidada em sua conta a cada 8 horas, mantendo uma posição short no mercado de futuros perpétuos.

De acordo com os dados históricos da taxa de financiamento ETH na posição Binance, na maioria dos casos, a posição short receberá taxas de financiamento pagas pela posição longa. Durante 2020/9/15-2021/9/16, 90% das taxas de financiamento são liquidadas com taxas positivas, e o saque máximo causado pela taxa de financiamento negativa foi de apenas 1,28% durante todo o ano.

Além disso, quando os preços dispararem, a taxa de financiamento será extremamente alta, e a taxa de retorno anualizada para a arbitragem poderá atingir até 100%+ em um único acordo.

Ainda tomamos o exemplo anterior de que investimos 10000 USDC. Se a taxa de financiamento (funding fee) for de 0,05% cada vez, o lucro de arbitragem deverá ser de 15 USD por dia, e o lucro total de arbitragem deverá ser de cerca de 5.470 USDC se você investir durante o ano inteiro.

Por que é necessário o robô para arbitrar?

1. Fácil de usar: Arbitragem em um só toque. Preencha o valor do investimento e depois clique em “criar” para começar agora.

2. Auto-liquidação: Após receber a a funding fee, o robô irá liquidá-la automaticamente, adicionando-a à posição short. Ao fazer isso, você pode obter juros compostos por liquidação automática.

3. Garantido: Seu investimento é protegido pelo programa SAFU em condições extremas de mercado.

4. Alta eficiência: A Pionex cobra uma taxa de apenas 0,05% para spots, o que é muito inferior à maioria das trocas. Além disso, em comparação à arbitragem manual, o robô pode comprar o spot e abrir a posição short simultaneamente, evitando a crescente diferença de preço causada pela diferença de tempo entre compra e venda.

Robô de Arbitragem da Pionex (Modo moderado)

Como começar o robô?

Passo 1. Depois de instalar o Pionex App, clique em “Ganhar”-“Arbitragem”-“Criar”.

Passo 2.  Escolha “Arbitragem” e depois clique em “Modo moderado”.

Passo 3.  Preencha o valor do investimento e clique em “Criar”.

Avançado: Troque a moeda para investir

“Robô de Arbitragem (Modo moderado)” apoia o ganho de USDT, UDSC e BUSD. Clique na caixa de combinação e entre na página para escolher a moeda em que deseja investir.

Explicação detalhada dos parâmetros

Após a criação do robô, há 9 parâmetros mostrados na página principal. Clique em “Detalhe” para obter mais informações sobre a ordem:

  • Investimento: Valor total investido.
  • Lucro de arbitragem: Funding fee total que você recebeu.
  • Lucro não realizado: Reflete a atual diferença de preços entre o mercado futuro e o mercado à vista. Este valor é um valor relativamente estável que não flutuará mais do que ±1% do seu investimento.
  • Taxas: Taxa de abertura.
  • Lucro total: O lucro real que você irá ter se fechar o robô agora
  • Hoje/ 7D/ Histórico APR: O retorno anualizado de 24H/ 7D / Lucro de Arbitragem total.
  • Próxima funding fee: Funding fee em tempo real para contratos perpétuos ETHUSD. O lucro real da arbitragem depende da funding fee liquidada, que pode diferir da taxa em tempo real.

Mais ações: adicione ou retire seu investimento quando quiser.

Quais são os riscos de usar o robô de arbitragem?

O robô de arbitragem (Modo moderado) adota a estratégia de arbitragem com risco extremamente baixo. O único risco é que a posição short seja auto-deleveraged (ADL) ou auto-desalavancada e o robô não consiga vender o ETH no mercado spot a tempo. 

Entretanto, a probabilidade de ocorrência deste caso é extremamente pequena. Em primeiro lugar, a desalavancagem automática só acontecerá quando houver uma queda repentina no preço do ETH. Além disso, como o robô de arbitragem (Modo moderado) não é alavancado, a posição short classificada no final da lista da ADL.

Quais são as diferenças entre o “Modo moderado” e o “Modo agressivo”?

  • Apoia o ganho com moedas estáveis regulamentadas: O “Modo moderado” suporta ganhos com USDT, USDC e BUSD, enquanto o “Modo agressivo” suporta apenas investimentos com USDT. 
  • Taxa de utilização do fundo de 100%: O “Modo moderado” tem uma taxa de utilização de fundos de 100%, enquanto que o “Modo agressivo” tem um pico de 75% (com alavancagem de 3x).
  • Menor risco: A estratégia “Modo moderado” adotada não é alavancada e nunca terá a possibilidade de liquidação. Entretanto, o “Modo agressivo” mantém uma posição curta com 1-3 vezes de alavancagem.
  • Nenhuma taxa extra durante a execução: Como a posição do “Modo moderado” não é alavancada, o robô de arbitragem não precisa executar a desalavancagem automática para diminuir o risco de liquidação. Você não precisa pagar a taxa sem a desalavancagem automática e está livre de sofrer uma perda causada pela desalavancagem automática quando o robô está em funcionamento.
  • O “modo agressivo” tem um cenário mais diversificado: No “Modo agressivo”, você pode escolher altcoins para arbitrar enquanto você só pode escolher ETH para arbitrar no “Modo moderado”. Além disso, o “Modo Agressivo” suporta múltiplas personalizações, incluindo controle de diferenças de preço e configuração de alavancagem.

FAQ

P: Posso comelar o robô de arbitragem com apenas 100 USD?
R: Sim, o investimento mínimo exigido é de 100USD. E você pode investir até 150.000 dólares neste fundo. 

P: Faz alguma diferença se eu investir com USDT, USDC, ou BUSD?
R: A taxa total de retorno será a mesma, não importa com que moeda estável você invista. A única diferença é que, se você investir USDT, seu lucro será liquidado em USDT; se você investir BUSD, seu lucro será liquidado em BUSD, etc.

P: Posso liberar lucro sem fechar o robô?
R: Não, todos os lucros de arbitragem serão liquidados automaticamente e usados para adicionar à posição short para ajudar você a obter juros compostos. “Retirar o investimento” se você precisar dos fundos.

P: Abri os robôs de arbitragem ETH/USDT tanto no “Modo moderado” quanto no “Modo agressivo” e descobri que a “Next funding rate” é diferente para estes dois modos, por quê?
R: Porque os dois modos adotam estratégias de arbitragem diferentes, eles mantiveram sua posição short com diferentes tipos de futuros. 

P: O que devo fazer se eu descobrir que a próxima funding fee é negativa?
R: Será melhor manter o robô funcionando quando a funding fee for ≥-0,2%. Se a taxa de financiamento for <-0,2% e estiver próxima ao tempo de liquidação, seria melhor fechar o robô. Na maioria dos casos, a funding negativa será transformada em positiva quando for liquidada. Além disso, se também levarmos em consideração a taxa de abertura e fechamento, será melhor manter a posição quando houver apenas um pequeno pagamento de funding fee negativa.

get free trading bots now

Leave a Reply